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quarta-feira, 7 de julho de 2010

26 passos para uma vida mais saudável

No final do século 20 apareceram os exercícios aeróbicos, isométricos, os programas de emagrecimento de Richard Simmons, a dieta do Dr. Atkins e uma enxurrada de aparelhos para exercícios – deixando-nos completamente confusos e sem saber por onde começar. Então, o que realmente funciona? Aqui vão algumas dicas que te deixarão em forma e te permitirão viver de maneira mais saudável.


1: Siga um programa de exercícios balanceados

Uma caminhada rápida de 30 minutos enquanto você desfruta do nascer do sol queima algo em torno de 1.500 calorias por semana – ou seja, 78 mil calorias por ano. Exercícios cardiovasculares são excelentes para o coração e pulmão, mas adicione à sua rotina uma ou duas sessões semanais de musculação para tonificar seus músculos.

2: Faça exercícios junto de seus familiares

Joguem basquete, futebol ou façam uma trilha juntos. Vocês estarão mais próximos uns dos outros e ainda ficarão em forma.
3: Invista em uma corda de pular

Este é um excelente exercício e pode ser feito a qualquer hora do dia. Defina uma meta para, por exemplo, um total de pulos durante 10 minutos e o exercício ficará ainda mais desafiador.
4: Tenha um parceiro de treinos

Saber que alguém está te esperando para treinar já é um motivo e tanto para você não faltar. Além disso o treino é, sem dúvida, bem mais agradável quando se pode jogar também um pouco de conversa fora.
5: Exercite-se dentro d´água

Confira o que há de aulas dentro da água como hidroginástica e natação na academia que você freqüenta. Exercícios feitos dentro d´água aliviam o stress e as dores nas costas e articulações.

6: Movimente-se enquanto trabalha

Levante-se e caminhe um pouco nas suas “paradas” dentro do escritório. E quando em frente ao computador, sente-se corretamente.

7: Faça pequenas e frequentes refeições durante o dia

É melhor comer seis pequenas refeições durante um dia inteiro do que três grandes refeições. Quanto menor a refeição, menos o seu estômago irá esticar.

8: Hidrate-se tomando água

Beba, no mínimo, oito copos de água durante o dia. Isso não inclui café, refrigerante ou suco já que eles possuem calorias extras.

9: Tome sempre um bom café da manhã


Pular o café da manhã é um método que muita gente utiliza quando quer emagrecer. Mas estudos já comprovaram que pessoas que tomam café da manhã regularmente têm menos chance de se tornarem obesas.

10: Não polua o seu corpo

Evite o cicarro, excesso de álcool e drogas ilegais. Tudo isso faz mal à saúde e podem inibir a perda de peso.

11: Cozinhe de forma saudável

Pare de fritar e opte por assar ou grelhar a sua comida. A fritura só acrescenta calorias desnecessárias à comida.

12: Saboreie os alimentos

Quando estiver comendo, mastigue a comida devagar. Saboreie o alimento e preste atenção nos cheiros e gostos. Quanto mais você mastigar, mais você irá senti-lo.

13: Acorde mais cedo

Comece o seu dia mais cedo. Levantar da cama junto com o nascer do sol ajuda o relógio de seu corpo a funcionar melhor. Isso também cria um melhor padrão de sono deixando você energizado durante o dia todo.
14. Proteja-se do sol

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer. A exposição ao sol aumenta o risco, então quando não é possível evitá-lo cubra todo o seu corpo com um bom protetor solar.

15: Esteja emocionalmente bem

Se você estiver emocionalmente mal, poderá enfraquecer seu sistema imunológico. Não ignore o que quer que esteja passando em seu coração e mente. É saudável reconhecer suas emoções.

16: Mantenha seus dentes saudáveis

Uma causa comum da perda de dente após os 35 anos é a “doença do chiclete”. Só masque chicletes sem açúcar e escove e passe fio dental diariamente.

17: Fuja do stress


O stress pode causar ou agravar muitas condições de saúde. Então, não se aborreça por qualquer coisa!
18: Coma cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia

Deixe as frutas e vegetais nas prateleiras da frente de sua geladeira para que seja fácil alcançá-los quando bater aquela fominha.
19: Conheça a ti mesmo

Conhecer o histórico de saúde da sua família pode te ajudar a manter-se saudável. Muitas doenças são hereditárias e preveni-las pode ser o melhor remédio.
20: Cuide de sua saúde mental

A depressão é uma doença séria e que precisa ser tratada. Você não tem culpa, então não tenha medo de conversar sobre o assunto com um médico.
21: Tenha uma boa noite de sono

Noite mal dormida causa stress e aumenta os níveis de cortisol e insulina no corpo, promovendo ao mesmo tempo a retenção de gordura e tornando mais difícil a perda de peso.
22: Faça exames nos seios regularmente

O melhor período para as mulheres fazerem o auto-exame das mamas é logo na semana seguinte à menstruação, quando o tecido da mama está menos sensível e inchado.
23: Tire uma soneca

Muitos médicos têm indicado e comentado os benefícios de uma soneca de 30 a 40 minutos por dia. Experimente!
24: Cante alto

Cante, cante muito! Não importa se você não tem voz para isso! No chuveiro, no carro, ou em qualquer lugar, cante alto. Este é um bom modo de mandar o stress para bem longe.

25: Curta a vida

Embora seja importante ter um bom emprego e assumir responsabilidades, a vida precisa ser desfrutada. Solte-se! Ria de si mesmo e divirta-se o mesmo tanto que você trabalha!


Fonte: UOL


26: Uma vida espiritual em forma!
Acima de tudo, uma vida de oração, leitura, meditação, estudo e prática das Sagradas Escrituras, mais o desenvolvimento dos frutos e dons do Espírito Santo na Igreja de Cristo para alcançar uma vida espiritual cristã saudável e radiante e para a Glória de Deus. (grifo do Prof. Luis Cavalcante)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010